d) – Síntese das Atribuições:
1 – Substituir o Diretor Financeiro em suas ausências;
2 – Efetuar todos os lançamentos de entrada e saída de receitas do órgão;
3 – Alimentar o sistema com a entrada do Duodécimo e todas as saídas efetuadas;
4 – Realizar pagamento de fornecedores;
5 – Gerenciar o relacionamento entre banco e Câmara (negociar com o Banco custos de taxas de manutenção da conta e de empréstimos consignados dos servidores, liberar empréstimos aos servidores e parlamentares após devida avaliação de margem consignável);
6 – Manter atualizados os dados da conta da Câmara e das contas salário dos servidores e parlamentares junto ao banco, verificar senhas e alterá-las com as trocas de presidência, imprimir extrato bancário, liberar pagamento da folha dos servidores e parlamentares, etc;
7 – Fazer o fechamento geral do mês, confeccionar o relatório de Gestão Fiscal a cada quadrimestre;
8 – Atuar com rotinas administrativas e financeiras de tesouraria, lançamentos contábeis e conciliações bancárias, despesas realizadas e demais tributos, conferir e lançar boletos, notas fiscais e outros documentos relativos a compras;
9 – Conferir e lançar cheques no sistema, efetuar conferência do movimento financeiro, acompanhar orçamentos, emitir certidões acerca de valores e de gastos efetuados pela instituição;
10 – Assinar documentos referentes ao setor de tesouraria;
11 – Se responsabilizar, juntamente com o Contador, pela contabilidade, pelo controle e aplicação de recursos financeiros, elaborar e analisar o planejamento do capital fiscalizando os gastos em cada dotação;
12 – Executar outras tarefas correlatas e pertinentes.